Osteonecrose da cabeça femoral
O suprimento de sangue para a cabeça do fêmur pode ser interrompido por vários motivos. Uma fratura no local pode lesar os vasos (artérias e veias) piorando o fluxo de sangue, pode ocorrer um entupimento por causa de outras doenças ou outros remédios.
Esta diminuição pode levar a necrose do osso gerando muita dor. A doença também causa uma fragilidade que pode levar a alterações no formato da cabeça do fêmur por pequenas fraturas. Essa alteração de formato progride para uma artrose precoce, piorando o quadro de dor.
O tratamento depende do estágio da doença e de quanto da cabeça femoral foi afetado. Pacientes que ainda possuem a cabeça com o formato preservado pode ser tentado um tratamento sintomático com muletas e medicações para dor ou uma descompressão cirúrgica. Quanto maior a porcentagem da cabeça do fêmur estiver afetada, pior é a chance destes tratamentos funcionarem.
Nas fases mais avançadas em que já há deformidade da cabeça do fêmur ou artrose o tratamento mais indicado é a prótese ou artroplastia do quadril.